terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Competências de Liderança para o futuro - desenvolvimento socialmente líderes inteligentes


Tenho participado de oficinas sobre liderança incontáveis. Anos atrás, os especialistas que a maior parte estar a falar de liderança no topo.

Nos meus programas de coaching executivo com executivos de hoje, uma grande parte das conversas giram em torno da necessidade de líderes para ser inspiradora e flexível. Os líderes precisam ser desenvolvidas em todos os níveis da organização.

Que competências você vê sendo necessário para a liderança em sua organização no futuro?

Liderança no Futuro

Escrevendo sobre a liderança no futuro, Harlan Cleveland vai tão longe como dizer que a liderança vai ser tão comum que não haverá ninguém em Charge (John Wiley and Sons, 2002). Ele argumenta que agora, e mais ainda no futuro:

1. Os sistemas são tão complexos que ninguém pode realmente estar no comando de qualquer coisa significativa.

2. Quanto mais as pessoas estão envolvidas em uma decisão, melhor a chance que vai ser implementado.

3. Looser formas organizacionais são superiores às formas controladas.

4. O planejamento deve ser fluida e sujeitos a alterações.

5. Informação deve ser compartilhada e não acumulado.

Cleveland sugere quatro características extraordinárias do líder do futuro:

1. A energia física: Ser capaz de trabalhar longas horas e fazer um monte de lição de casa. Os líderes atuais não podem dar ao luxo de ser isolado a partir de idéias novas, desafiadoras ou diferente.

2. Gestão de Consenso: Os decisores devem consultar ou mesmo negociar com as pessoas que exercem as suas ordens. Na realidade, muitos grupos de interesse estão envolvidos em um dado problema real de trabalho, e muitas vezes as decisões devam ser negociados. Ser capaz de levar grupos distintos em direção a um consenso é uma habilidade de liderança crítica.

3. Alegria de escolha: um amplo leque de escolhas vai animar, não deprimir um executivo eficiente, que deve ser capaz de aceitar a gestão social complexo com prazer.

4. Alegria de movimento: os executivos Boas orientar mais do que dirigir. O momento já está lá eo trabalho do executivo é para guiá-la com um toque sensível.

O líder do futuro vai precisar de uma mente integrativa. Os líderes devem ser confortável trabalhando com altos níveis de incerteza e caos próximo. Ele ou ela deve ser capaz de aceitar um papel de liderança sem autoridade hierárquica. Este líder será capaz de levar vários elementos de um mundo em mudança e misturá-los a fazer sentido para os outros. Ao oferecer esta visão, o líder será capaz de levar as pessoas a trabalhar juntos em um objetivo comum. Isso é que é ser um líder está em causa. (Cleveland, Harlan, ninguém está encarregado, John Wiley and Sons, 2002).

O que você vê como a prioridade mais importante / qualidades para a liderança eficaz no futuro?

Trabalhar com um ônibus executivo experiente treinado em inteligência emocional e avaliações de liderança que incorporam como o EQI Barão e 260 CPI pode ajudá-lo a se tornar um líder mais inspirador e visionário. Você pode se tornar um líder que modela a inteligência emocional e inteligência social, e que inspira as pessoas a tornar-se alegremente comprometida com a estratégia e visão da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário